PROGRAMA DE ABERTURA DE ESCALADA EM ROCHA NA FLORESTA NACIONAL DE IPANEMA E MONITORAMENTO DO URUBU-REI (Sarcoramphus papa) NOS SETORES DE ESCALADA



De uma prática esportiva e a paixão pela biodiversidade, surgiu este projeto. A escalada em rocha é um esporte que vem ganhando adeptos em todo o Brasil, tendo se tornado esporte olímpico. É uma atividade que concilia o trabalho mental com o esforço físico, mediante o uso sustentável dos recursos naturais.

Por meio do olhar atento à dinâmica natural e interação dos seres vivos com seu habitat, o Instituto Manacá trouxe, juntamente com a escalada, o monitoramento do urubu-rei (Sarcoramphus papa), táxon da avifauna brasileira que se encontra ameaçado de extinção no estado de São Paulo, presente na Floresta Nacional de Ipanema, surgindo assim o PROGRAMA DE ABERTURA DE ESCALADA EM ROCHA NA FLORESTA NACIONAL DE IPANEMA E MONITORAMENTO DOURUBU-REI NOS SETORES DE ESCALADA.

O programa, iniciado em fevereiro de 2018 e findado em junho de 2019, foi financiado pela Fundação S.O.S. Mata Atlântica, contando com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiverisdade – ICMBio




A PRÁTICA DA ESCALADA


O Morro de Araçoiaba, presente na Floresta Nacional, é composto por rochas de arenito, demonstrando uma escalada de agarra, com bastante negativo. Foram abertos 5 setores, com a conquista de 58 linhas tendo variação de 4º a 9º grau, atendendo a todos os praticantes de escalada.

O setor 1 – Gênesis, conta com 14 linhas de escalada, sendo o setor com vias mais fáceis da Flona de Ipanema.
O setor 2 – Pedra Jonas, conta com 10 linhas, sendo o local com uma boa diversidade de estilos: desde vias duras a vias mais fáceis.
O setor 3 – Atos, conta com apenas 3 linhas, porém, com um dos visuais mais bonitos do Morro de Araçoiaba.
O setor 4 – Romanos, o mais imponente: sua parede vertical revela 14 vias de 7º alto a 8º alto.
O setor 5 – Efésios, é composto com diversos “salões”, com escaladas distribuídas em 15 vias variando de 5ºsup a 8º/9º grau.




A EQUIPE




Pietro de Oliveira Scarascia – Coordenador e Responsável Técnico
Mariana Bueno Landis
Hiago Ermenegildo
Marcos Pires de Almeida Filho
Alejandro Gaspar Gurdulich Vásquez
Luiz Alberto Sanchez
Ivan Stacioni Cerqueira Oliveira
Jurema Brasil

Baixe aqui o Croqui:

Apoio: