A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Trápaga é uma Unidade de Conservação (UC) privativa situada na Fazenda Elguero, município de São Miguel Arcanjo – Estado de São Paulo. Compõe o Continuum Ecológico do Paranapiacaba, um dos maiores e mais bem preservados remanescentes de Mata Atlântica.



A RPPN abriga diversas importantes espécies de mamíferos, como:
ANTA (Tapirus terrestris)
ONÇA-PARDA (Puma concolor)
BUGIO-RUIVO (Alouatta clamitans)
GATO-DO-MATO-PEQUENO (Leopardus guttulus)
GATO-MOURISCO (Puma yagouaroundi)
JAGUATIRICA (Leopardus pardalis )
GATO-MARACAJÁ (Leopardus wiedii)
IRARA (Eira barbara)
CATETO (Pecari tajacu)
QUEIXADA (Tayassu pecari)
PACA (Cuniculus paca)
VEADO (Mazama bororo)
TAMANDUÁ-BANDEIRA (Myrmecophaga tridactyla)

Photo by Hiago Ermenegildo

E a espécie símbolo desta Unidade de Conservação: MICO-LEÃO-PRETO (Leontopithecus chrysopygus). O MICO-LEÃO-PRETO é uma espécie de primata “Em Perigo” de extinção, endêmica da Mata Atlântica do Estado de São Paulo. Por esta razão, é a espécie Símbolo para a Conservação e Patrimônio Natural do Estado de São Paulo (Decreto nº 60.519).
A descoberta do mico-leão-preto na região foi a principal razão da criação da RPPN Trápaga, favorecendo, assim, a conservação da espécie.

Veja a lista de espécies já registradas na área:



A RPPN Trápaga abriga mais de 265 espécies de aves, com destaque para:


Jacutinga (Aburria jacutinga)
Maria-leque-do-sudeste (Onychorhynchus swainsoni)
Pixoxó (Sporophila frontalis)
Araponga (Procnias nudicollis)
Cigarra-verdadeira (Sporophila falsirostris)
Patinho-gigante (Platyrinchus leucoryphus)
Sabiá-pimenta (Carpornis melanocephala)
Gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus)

Veja aqui a lista de espécies registradas na área:



Tangará-dançarino

Quati

Cateto

Veado

Anta


Mico-leão-preto

Onça-parda

Queixada

Tamanduá-bandeira

Turismo de Natureza


Trilhas



CIRCUITO VALE DAS ARAPONGAS
Percurso: 2,7 km
Tempo de percurso: 3 horas
Grau de dificuldade: Médio

TANGARÁ-DANÇARINO
Percurso: 1,2 km
Tempo de percurso: 1h30
Grau de dificuldade: Fácil (indicada para crianças)

TRILHA DA ANTA
Percurso: 2,2 km
Tempo de percurso: 1h30
Grau de dificuldade: Fácil (indicada para crianças)

Observação de aves (Birdwatching)



A observação de aves pode ser feita nas trilhas existentes e no comedouro, que no inverno é bastante frequentado por saíras, sanhaços, sabiás, e de onde também é possível observar espécies comuns em área aberta como os periquitos, beija-flores e as aves de rapina.



Observação de Animais Noturnos


Percurso de fácil caminhada pelas estradas internas na Fazenda Elguero, passando por áreas abertas, áreas de produção de frutas e próximo a bordas de mata. Em todo o percurso existe a possibilidade de avistamento de espécies da fauna noturna, em especial, a anta (Tapirus terrestris) que faz uso das estradas para se locomover pela fazenda e as corujas que forrageiam nas áreas abertas em noites de lua cheia.




Agende sua visita: contato@institutomanaca.org.br


Tel: (15) 99714-5135

Eu vi uma ave usando pulseiras!?


Este projeto de ciência cidadã coordenado por Dr. Eduardo R. Alexandrino (Instituto Nacional da Mata Atlântica e Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação da Fauna Silvestre – ESALQ/USP), visa alavancar o monitoramento de indivíduos de aves com a participação da população geral. Vários ornitólogos no Brasil marcaram aves com anilhas coloridas (as “pulseiras”) em seus estudos científicos e várias destas aves podem ser eventualmente observadas a distância por qualquer pessoa atenta. Quando o encontro com uma ave destas é reportado ao ornitólogo que a anilhou, este terá a chance de usar esta informação em sua investigação científica, que pode ter objetivos diversos. É um método de monitoramento simples e barato.
Implantado em várias localidades do Brasil, na RPPN Trápaga e Fazenda Elguero, este método de monitoramento de aves está sendo usado no projeto de mestrado de Maristela C. Alcântara: “Uso de comedouros artificiais para aves: Avaliando impactos nos serviços ecossistêmicos promovidos pela avifauna e sua influência no ecoturismo” (Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada ESALQ/USP)


Para realização de projetos de pesquisa, entre em contato conosco: contato@institutomanaca.org.br

Localização RPPN TRÁPAGA



A gestão da RPPN é feita pelo Instituto Manacá, que realiza atividades de educação ambiental, pesquisas, capacitação, além de captação de recursos para manutenção de todos os trabalhos no interior desta área protegida.



Apoio: