Projetos



O mico-leão-preto é um primata endêmico da Mata Atlântica ameaçado de extinção e Decretado símbolo da conservação no Estado de São Paulo.
Pertencente à família dos Calitriquídeos, é um animal raro que quase entrou em extinção na década de 1970. Recentemente, houve a descoberta desse primata no Parque Estadual Carlos Botelho (PECB), em São Miguel Arcanjo e também na Fazenda Elguero, cujos limites são contíguos ao PECB.
O foco deste estudo é esta nova população encontrada. O programa de pesquisa propõe a execução de ações voltadas para o conhecimento da espécie, a fim de identificar possíveis ameaças, desenvolver estratégias e ampliar medidas para a conservação desse grupo, contribuindo com os objetivos do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Mamíferos da Mata Atlântica Central.

• Apoio:

A anta é o maior mamífero terrestre brasileiro em perigo de extinção na Mata Atlântica. Esta espécie exerce uma importante função no ecossistema e a redução de suas populações pode desencadear alterações significantes nos processos ecológicos. Para auxiliar na conservação da espécie neste bioma, o Instituto Manacá, desenvolve o programa de conservação da anta, que visa avaliar o estado de conservação da espécie e compreender como as pressões antrópicas ameaçam sua sobrevivência. O programa vem sendo realizado em áreas do Continuum Ecológico de Paranapiacaba, incluindo a Fazenda Elguero e a RPPN de Trápaga, o Parque Estadual Carlos Botelho, a RPPN Parque Taquaral, além de outras Unidades de Conservação da região. Os resultados obtidos irão contribuir com a elaboração de estratégias para a redução de atividades conflitantes e para a implementação de ações do Plano de Ação para a Conservação da Anta.
. Apoio:

A Fazenda Elguero, é composta por um mosaico de produção agrícola e remanescentes de Mata Atlântica. Devido sua localização privilegiada, ao lado do Parque Estadual Carlos Botelho, abriga uma rica diversidade de animais silvestres, que permeiam este mosaico. Nesse sentido, este projeto surgiu diante da lacuna no conhecimento do uso destas áreas pelos mamíferos de médio e grande porte.
O projeto visa gerar informações que possibilitem uma maior compreensão da relação desses animais com áreas de produção, permitindo assim a elaboração de estratégias que favoreçam a harmonia entre as atividades humanas e a fauna presente.

• Apoio:

Este projeto de monitoramento visa realizar um levantamento qualitativo das espécies de mamíferos da Fazenda Elguero, possibilitando através de estudos, uma análise do status de conservação da área.
Os objetivos do projeto são: determinar a estrutura de comunidades de mamíferos de médio e grande porte; compreender a distribuição temporal e espacial destes mamíferos e produzir um guia de mamíferos da Fazenda Elguero.
Para isso, são utilizadas o armadilhamento fotográfico e a busca ativa, que consiste na procura de evidências diretas e indiretas das espécies presentes em nossa área de estudo.

• Apoio:

As áreas de preservação da Mata Atlântica sempre estarão em conflito direto com a expansão humana. Parte deste conflito é a interação entre animais domésticos e silvestres – onde o primeiro, geralmente, causa danos ao segundo. Pensando neste desafio, o Instituto Manacá vem desenvolvendo este projeto que consiste na manutenção hígida e no controle de soltura dos animais domésticos da Fazenda Elguero. O Instituto Manacá promove a vacinação de todos os animais domésticos da Fazenda (gatos, cachorros e cavalos) além de realizar exames físicos e patogênicos.

• Apoio:

A Reserva Particular do Patrimônio Natural de Trápaga está inserida na Fazenda Elguero, com uma área de aproximadamente 70 hectares de Mata Atlântica que serão preservados perpetuamente. A RPPN de Trápaga está contígua ao Parque Estadual Carlos Botelho, da qual divide as mesmas florestas e a mesma biodiversidade.
O ecoturismo também será desenvolvido na RPPN, juntamente com a capacitação e treinamento de moradores locais a fim de atuarem como Monitores Ambientais em propostas de Turismo Sustentável nas futuras instalações ecoturísticas da RPPN. Além disso, serão desenvolvidos projetos de educação ambiental visando o envolvimento comunitário, promoção de atividades de turismo científico na RPPN em consonância com a pesquisa científica aplicada ao Mico-leão-preto e a produção de recomendações para a conservação da espécie na área estudada, a fim de contribuir para o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Mamíferos da Mata Atlântica Central.

• Apoio:

O projeto Vale das Arapongas está inserido dentro do Programa de Turismo Sustentável do Instituto Manacá. Este programa visa o levantamento, a elaboração e a estruturação de atividades de Turismo de Natureza na Fazenda Elguero e no entorno do Parque Estadual Carlos Botelho (PECB).
O Vale das Arapongas é um projeto desenhado dentro da Fazenda Elguero, que visa a união do turismo rural, turismo ecológico, turismo científico e o turismo de aventura: todas as atividades interligadas em um circuito (trilhas, trilhas suspensas, pontes, avistamento de aves e mamíferos, torre de observação e etc).

• Apoio:

O Programa de estágio em Biologia da Conservação tem por objetivo auxiliar na formação de estudantes de Ciências Biológicas para atuarem no desenvolvimento de projetos e estratégias que visem à conservação da biodiversidade, por meio da pesquisa cientifica, educação ambiental, turismo de natureza e implantação de ações sustentáveis.
Durante o programa, os alunos tem a oportunidade de participar pelo período de um mês dos diversos projetos que se encontram em distintas fases de desenvolvimento.